Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

terça-feira, novembro 29

Saiba mais sobre o UOL, mais nova empresa a lançar ações na Bovespa

Por: Fernanda Senra
28/11/05 - 12h22
InfoMoney

SÃO PAULO - Desde que a varejista online Submarino estreou na Bovespa, em março deste ano, o mercado aguardava a divulgação da oferta de ações da UOL, um dos principais portais de internet do Brasil. De fato, o portal, assim como o Submarino, tentou se preparar para vir o mercado em 1999, mas o estouro da bolha da internet levou ao adiamento dos planos.

Lançado em abril de 1996, o UOL provê acesso em mais de 3.000 localidades brasileiras e oferece também números locais de conexão em mais de 14 mil cidades no exterior. O número de assinantes pagantes é de mais de 1,44 milhão, sendo que, desde setembro de 1999, o UOL atua como portal e provedor de acesso também na Argentina.

Forte presença na internet brasileira
Em 2004, segundo o Ibope NetRatings, o UOL teve uma média de 7,130 milhões de visitantes únicos domiciliares mensais no Brasil, ficando em primeiro lugar no ranking dos maiores portais de conteúdo do país, representando cerca de 60% de alcance nesse mercado, ou seja, de cada dez pessoas que acessam a internet de casa, 6 visitam o UOL regularmente.

Considerando dados de setembro de 2005, a UOL registrou 7,56 milhões de usuários únicos, que representam cerca de 63% de todos os usuários da internet brasileira. A principal fonte de receitas da empresa fica com a assinatura de seus serviços de internet, que representou 83% da receita bruta nos nove primeiros meses do ano. Os demais 17% foram gerados por publicidade e serviços adicionais.

Indicadores financeiros
Na comparação entre o acumulado do ano até o terceiro trimestre, a receita líquida do UOL, entre 2004 e 2005, passou de R$ 303,9 milhões, para R$ 331,6 milhões, crescendo 9%. Um avanço bem mais expressivo pode ser visto no lucro operacional, que passou de R$ 0,9 milhão para R$ 91,3 milhões, na mesma base de comparação.

Apesar de apresentar um melhor resultado operacional, boa parte do forte crescimento do lucro líquido do UOL, que passou de R$ 2,1 milhões nos primeiros nove meses de 2004 para R$ 272,7 milhões no mesmo período de 2005, deve-se ao lançamento de R$ 175,2 milhões a crédito, referentes a Imposto de Renda e Contribuição Social diferidos.

A geração operacional de caixa, medida pelo Ebitda, atingiu R$ 86,4 milhões nos nove primeiros meses de 2005, um significativo crescimento de 164% frente aos R$ 32,7 milhões registrados no mesmo período de 2004. Assim, a empresa caminha para o segundo ano consecutivo de geração positiva de caixa, após as perdas registradas até 2003.

Estréia e participação acionária
Com sua estréia na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) marcada para o dia 16 de dezembro, o UOL está fazendo uma oferta de ações que, listadas no Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, terão como diferencial um tag along de 100%, e deverão representar cerca de 20% do capital total do portal.

Após a oferta, os acionistas vendedores, a Folhapar S.A. e a Portugal Telecom SGPS S.A., atualmente detentores de 44,94% e 54,6% das ações preferenciais do UOL, passarão a deter 28,21% e 26,79% do total das ações deste tipo, respectivamente.

Em termos de ações com direito a voto, a Folhapar seguirá mantendo o controle, com 61,71% dos papéis ordinários. Os demais 38,29% continuarão em mãos, direta ou indiretamente da empresa portuguesa, com 24,63% de propriedade da Portugal Telecom SGPS S.A., e 13,66% com a Portugal Telecom Brasil S.A..

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.