Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

domingo, novembro 27

Mercado a termo: conheça as vantagens oferecidas por essa modalidade de aplicação

Marcello de Almeida, 25/11/05, InfoMoney


SÃO PAULO - Com o intuito de suprir as mais variadas necessidades e objetivos, o mercado de capitais brasileiro oferece aos aplicadores uma série de alternativas de investimento. Uma opção não muito conhecida, mas em crescimento, é a compra e venda de ações no mercado a termo.

Em poucas palavras, a negociação de um papel a termo consiste na compra ou venda de ativos para liquidação futura. Dessa forma, acerta-se previamente a cotação do produto negociado, uma determinada ação, por exemplo, com a garantia de que na data acertada o comprador entregará o valor contratado e o vendedor o ativo em questão.

O papel da margem
Para realizar uma operação a termo, é necessário depositar uma margem, que, no momento inicial, corresponde à diferença entre o preço a vista e o preço a termo do papel, acrescido de um montante para cobrir eventuais variações do ativo no pregão seguinte. Este montante varia, mas é menor para papéis com volatilidade mais baixa e maior liquidez.

Caso o preço do ativo siga em direção contrária à esperada pelo investidor, ele terá que aumentar o montante da margem, de forma a fornecer uma maior garantia à operação. Vale lembrar que no mercado brasileiro é possível prestar garantia à operação também na forma de cobertura, ou seja, depositando os papéis na CBLC, o que dispensa o vendedor de fornecer outras garantias adicionais.

Quais as vantagens de se investir no mercado a termo?
O mercado a termo oferece uma série de vantagens, uma vez que através deste tipo de contrato os investidores podem proteger preços de compra e venda de um ativo, além de diversificar riscos de uma carteira de investimentos. E o mais importante: muitas vezes com poucos recursos.

Vamos supor que um investidor acredite que o preço de uma ação vá subir em um determinado período, mas não tenha ou queira aplicar no momento uma quantia elevada na compra do papel. Este pode fixar o preço de compra ao adquirir tais papéis no mercado a termo, pagando apenas uma margem e obtendo lucros com a valorização das ações.

Diversificação de riscos e alavancagem financeira
Como os negócios no mercado a termo são realizados mediante o depósito de margens, com o valor total da operação sendo repassado apenas na data de conclusão da mesma, a compra de contratos a termo também possibilita aos investidores a aquisição de um número maior de papéis mediante ao uso de um volume menor de recursos.

Ao invés de alocar todo o dinheiro disponível em apenas uma ação, o aplicador pode investir a mesma quantia em um número maior de ativos considerados atrativos, assumindo menores riscos, pois uma eventual queda de uma ação pode ser compensada pela valorização das outras.

Maximizando ganhos e operações de financiamento
Dependendo do objetivo do investidor, a venda de um ativo no mercado a termo também pode se apresentar como uma alternativa interessante. Da mesma forma que se pode proteger o preço de compra de uma ação, o preço de venda de um ativo pode ser determinado. Vamos supor que um investidor já esteja satisfeito com a valorização de um determinado papel e queira vendê-lo, mas não necessita dos recursos no momento.

Este pode negociar tais ações no mercado a termo e elevar os seus ganhos, pois serão recebidos os juros de um período além do preço a vista de tal ação. Neste contexto, o investidor também pode realizar uma operação de financiamento, comprando uma ação no mercado a vista e vendendo a termo, com o objetivo de ganhar com a diferença entre os preços a vista e a termo.

A negociação de contratos a termo pode ser utilizada ainda para a obtenção momentânea de recursos. Um investidor que possua uma carteira de ações e precise dinheiro no curto prazo, mas não queira se desfazer de nenhuma ação, pode vender a vista e comprar a termo, operação que geraria caixa sem o desmonte de posição.

Cabe citar que existem estratégias mais sofisticadas de investimento, onde uma operação de compra e venda de contratos a termo pode ser casada com operações nos mercados à vista e de opções, o que vale a pena ser explorado em novo artigo.

Riscos
Se o mercados a termo apresenta diversas vantagens, é sempre importante destacar que também existem riscos adicionais neste tipo de aplicação. Além dos riscos já normalmente associados ao mercado de ações, o investimento em termo traz também a questão da alavancagem.

Pelo fato de o mercado a termo permitir a aplicação de valores menores com alavancagem, muitos investidores acabam perdendo a dimensão de qual sua exposição efetiva ao mercado. Com isso, os riscos acabam multiplicados. Portanto, vale sempre lembrar que, mesmo com todas as vantagens apresentadas, o mercado a termo traz riscos ainda maiores que o mercado a vista, sendo recomendado apenas para investidores de perfil agressivo.  

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.