Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

terça-feira, novembro 22

Imóvel: antes de investir reflita sobre vantagens e riscos

Equipe InfoMoney, 15/11/05


SÃO PAULO - Pensando em investir seu dinheiro em um imóvel? Antes de aproveitar os recursos extras e comprar uma casa, ou um pequeno escritório para alugar, na expectativa de que o investimento será garantia de renda para a sua aposentadoria, analise o setor imobiliário e verifique o seu perfil de investidor.

Estude o mercado antes de investir
Portanto, antes de fechar um negócio é imprescindível tomar certos cuidados. Afinal, ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, nem sempre investir em imóveis é sinônimo de segurança total.

Assim como outras formas de investimento, a aplicação em imóveis também tem seus imprevistos, e é preciso acompanhar o setor de perto para não cometer erros. Pesquise, converse com quem trabalha na área, busque informações passadas sobre o mercado, enfim se informe o máximo possível sobre as tendências do setor.

Fique de olho, por exemplo, na variação do preço do metro quadrado dos imóveis. E compare esta tendência para várias regiões da cidade, antes de escolher onde investir. Em alguns casos, é preciso atenção, pois a forte valorização do preço do m2 pode ter sido acompanhada por um excesso de oferta de novas unidades imobiliárias, o que acaba comprometendo o potencial de valorização futura.

Lembre-se que ansiedade e pressa podem levá-lo a concluir maus negócios. E que, ao contrário do que ocorre nas aplicações financeiras, as chances de recuperação de perdas no investimento imobiliário são mais limitadas.

Pesando pros e contras
Ainda que boa parte dos investidores escolha a aplicação em imóveis com o intuito de obter uma renda estável, o maior potencial de ganho reside na valorização que o imóvel deve sofrer no decorrer dos anos, especialmente em áreas de forte crescimento econômico.

Além disso, ao contrário do que ocorre nos fundos de renda fixa, trata-se de uma aplicação que se beneficia da queda das taxas de juros. Isso ocorre porque com juros baixos fica mais fácil levantar financiamentos e a procura por imóveis aumenta.

Porém, não pense que se trata de um investimento sem riscos. Além de contar com menos liquidez, afinal você só recebe o rendimento se alugar ou vender o imóvel, o que pode se provar difícil em épocas de crise, é preciso levar em conta o risco de inadimplência e o risco de mercado.

Isso porque devido a superoferta, ou pelo declínio da região, o preço do imóvel pode acabar baixando, o mesmo acontecendo com o valor do aluguel. Além disso, nos imóveis para locação se o imóvel ficar vazio você acaba tendo que arcar com as despesas de manutenção, condomínio, etc.

Você tem o perfil de investidor de imóveis?
Antes de saber em que imóvel investir, você precisa saber qual a sua disponibilidade financeira para fazer a aplicação e quanto tempo você está disposto a esperar pelo lucro. De qualquer forma não se recomenda direcionar mais do que 30% do seu patrimônio em aplicações imobiliárias.

Lembre-se: trata-se de uma aplicação de longo prazo, de forma que o retorno pode ser demorado. Exatamente por isso você deve fazer as contas e comparar com outras oportunidades de investimento. Se você contabilizar todas as despesas pode verificar que irá demorar em torno de dez anos para ter o retorno do capital investido.

Considere o valor médio de um aluguel que varia entre 0,5% e 0,8% do preço do imóvel, o imposto de renda é de 15%, isso sem falar na comissão da imobiliária. E não se esqueça do IPTU e os gastos com a manutenção. Faça o seu planejamento financeiro, estude se o seu perfil é compatível com esse tipo de investimento e faça a sua opção.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.