Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

quarta-feira, novembro 23

Análise fundamentalista ou técnica? Conheça a opinião do mercado e decida como agir

Equipe InfoMoney, 17/11/05


SÃO PAULO - Análise técnica ou fundamentalista? Embora para muitos investidores no mercado de ações responder sim para uma signifique necessariamente dizer não à outra, este conceito tem mudado. Muitos investidores já combinam a utilização das duas escolas, visando maximizar seu retorno no mercado acionário.

Pesquisa conduzida pela InfoMoney junto a 2.045 usuários confirmou que, daqueles pesquisados que analisam o mercado de ações, 49% utilizam conceitos tanto de análise fundamentalista como técnica. Para 29% a análise técnica prevalece, enquanto 22% apontaram sua preferência pela análise fundamentalista.

Dos conceitos que, juntos, podem indicar a direção correta
Para quem não conhece bem a diferença entre as duas escolas, em resumo, pode ser dito que elas trabalham a partir de conceitos completamente diferentes. A análise fundamentalista, como o nome indica, trabalha com os fundamentos dos ativos, no caso das empresas com ações listadas na bolsa.

Assim, analisando o desempenho passado e presente, além de projetar o futuro com base em perspectiva de resultados, o analista fundamentalista faz um mapeamento completo das variáveis que podem afetar o desempenho de uma empresa. Com base nesta análise, pode indicar quais papéis estão "caros" ou "baratos", ao menos dentro das variáveis analisadas.

Já o analista técnico foca sua atenção nas cotações. Para muitos seguidores desta escola, pouca importa se os dados se referem à ação da Petrobrás, à cotação do dólar ou ao preço do petróleo. Mesmo sem conhecer os fundamentos do ativo em questão, o padrão histórico das cotações dá pistas importantes para entender o desempenho futuro dos ativos.

Como combinar as análises
Uma forma cada vez mais comum de combinar as duas análises é a filtragem dos papéis por critérios de análise fundamentalista e a definição do timing de compra ou venda dos papéis com base nos critérios de análise técnica. Na prática isso se traduz pela escolha de ações de empresas sólidas, de bons fundamentos e perspectivas positivas de acordo com a análise fundamentalista.

Com base nesta short list apenas de ações selecionadas, o investidor aplica os diversos conceitos de análise técnica e grafista, como análise de tendências, linhas de suporte e resistência, linhas de tendência, candlesticks e o uso de indicadores técnicos, com o objetivo de determinar o melhor momento para entrar ou sair de cada papel.

Esta metodologia, conhecida nos EUA como technofundamental trading, permite ao investidor aplicar simultaneamente conceitos das duas escolas, buscando, sobretudo, identificar quando as duas metodologias indicam o ativo correto para compra ou venda.

Cuidado com os gurus
Conhecer os princípios básicos de análise do mercado é fundamental, tanto para tentar elevar a rentabilidade do seu investimento como para escolher, se for o caso, quem irá lhe ajudar a acompanhar o mercado. Afinal de contas, nem todos os investidores têm tempo ou confiança necessária para acompanhar o mercado de perto, recorrendo ao auxílio de profissionais deste segmento.

Para quem procura ajuda de consultores, é importante entender qual a metodologia aplicada e quais os critérios de análise de risco. Desconfie de profissionais que garantem um desempenho espetacular. Certamente um bom profissional pode atingir um desempenho positivo em boa parte das vezes, mas leve em consideração que ninguém é infalível.

Assim como no caso do uso das duas escolas de análise, muitas vezes vale a pena entender a opinião de diversos profissionais, sejam eles analistas de instituições financeiras, analistas técnicos ou quem consegue fazer a melhor combinação das ferramentas de análise disponíveis.

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.