Últimas 100 Atualizações do Website via Twitter:

Pesquise todo o conteúdo do website Horus Strategy abaixo:
Loading

segunda-feira, outubro 31

Formador de mercado ganha importância e amplia liquidez no mercado de ações

Por: Rodolfo Amstalden

31/10/05 - 11h45

InfoMoney

SÃO PAULO - Quem acompanha o mercado de ações pode ter notado nos últimos meses que a preocupação das empresas em ampliar a liquidez de suas ações vem aumentando. Com a forte presença de investidores institucionais no mercado, tanto nacionais como estrangeiros, a liquidez dos papéis ganha importância como um dos critérios na composição de carteira de ações.

Além de ofertas de ações ampliando o free float de seus papéis, muitas empresas têm adotado um formador de mercado para suas ações, principalmente aquelas cujas ações não ficam entre as mais negociadas na Bovespa ou que querem aumentar a liquidez, visando atrair investidores e ter seus papéis incluídos ou com peso maior no Ibovespa.

Percepção favorável
Para Haroldo Levy, presidente da Apimec-SP (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais de São Paulo), a idéia de formadores de mercado na Bolsa de Valores paulista "está funcionando".

Parece um bom indício, o que há de se confirmar mediante a definição do formador de mercado, também conhecido como market maker. Levy explica que sua principal função é "melhorar a liquidez das ações". Mas há outras vantagens envolvidas.

O papel do formador
O formador é uma instituição contratada por empresas de capital aberto, cujo objetivo é garantir liquidez mínima ou referência de preço a determinados ativos. Isso é feito sob a forma de ofertas firmes de compra e venda, cujo spread máximo está pré-estabelecido.

Não há como ignorar, portanto, a ajuda que o market maker dá a empresas que estão começando na Bolsa, ou que buscam maior liquidez em seus papéis. Ele evita fortes movimentos artificiais no preço das ações e pode atrair novos investidores, devido à redução da volatilidade entre compra e venda.

Em contrapartida, há benefícios também à corretora ou banco que desempenha o papel de formador. Além da remuneração paga pelas empresas contratantes, é claro. O sócio da Ágora Senior Alan Gandelman destaca que "é uma boa chance de se aproximar das empresas".

Casamentos que dão certo
São 16 as empresas que contam atualmente com market makers na Bovespa; e sete as corretoras ou bancos que se já atuam com esta função. Esses agentes já se uniram em alguns casamentos de sucesso, como é o caso da parceria entre Grendene e Bradesco Corretora.

A gerente de relação com investidores da Grendene Dóris Wilhelm explica que "o spread pré-definido para o trabalho do market maker ajuda bastante a reduzir a volatilidade". Para Wilhelm, movimentos ligados às grandes realizações de investidores institucionais, ou mesmo a fatores macroeconômicos, são amenizados com a figura do formador.

O argumento de menor volatilidade e maior liquidez pode ser comprovada com números. É o que mostra Aníbal César dos Santos, diretor-presidente da Bradesco Corretora. Santos afirma que, de 1 a 23 de setembro - último dia sem formador - havia um fluxo médio de 47.500 ações da Grendene por dia. Esse valor passou a 215.500 depois do início da atuação da corretora.

Mercado para formar mercado
O sócio da Ágora, uma das primeiras corretoras a se especializar como formadora de mercado no Brasil, lembra que no início de 2004 tratava-se de "um mercado novo, mas já com bom potencial". Não é tão mais novidade, embora o potencial continue.

O fato é que, dada a qualidade dos serviços prestados, ainda existe muito espaço para que o market maker cresça dentro da Bovespa. Neste sentido, ambas as corretoras entrevistadas declararam que estão em conversas adiantadas com empresas em busca de formador.

Se o objetivo for possibilitar que o investidor olhe para bons investimentos no mercado de ações, que venham mais casamentos. São importantes estímulos à diversificação de investimentos.

 

Bookmark and Share

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home

Copyright © 2002 / 2014 HorusStrategy.com.br. Horus Strategy é marca registrada. Todos os direitos reservados.